O catalisador ou conversor catalítico foi criado nos anos 70. Foi tornado obrigatório na Europa para veículos desde 1993 para responder à norma EURO 1. Como funciona o catalisador? É necessário conservá-lo? Podemos eliminá-lo? Descubra as nossas respostas às suas perguntas.
O que é o catalisador?
O papel do catalisador é transformar os gases de escape em gases inofensivos. Consiste numa câmara de aço inoxidável, na qual existe uma estrutura alveolar, essencialmente feita de cerâmica.
Essa estrutura é chamada de superfície catalítica e, por ser muito grande, possibilita transformar 90% dos gases de escape em gases inofensivos.
O conversor catalítico está localizado na continuidade da linha de escape, geralmente na saída do motor.
Como funciona o catalisador?
Descrevemos abaixo o princípio de funcionamento de um conversor catalítico.
O conversor catalítico contém pelo menos três metais preciosos, são esses elementos catalisadores que, uma vez atingida a temperatura de 400°, desencadeiam reações químicas no processamento.
Existem dois tipos de conversores catalíticos:
- Como catalisador de três vias, causa três reações simultâneas:
- Uma reação que reduz óxidos de nitrogénio a nitrogénio e dióxido de carbono;
- Uma reação de oxidação de monóxidos de carbono a dióxido de carbono;
- E uma reação de oxidação de hidrocarbonetos não queimados (HC) em dióxido de carbono e água.
- O catalisador para motores a diesel: O catalisador de duas vias, converte monóxido de carbono e hidrocarbonetos não queimados em dióxido de carbono e água, reduzindo a massa de partículas do diesel.No entanto, não elimina óxidos de nitrogénio (NOx) nem a quantidade de partículas emitidas, razão pela qual é mais frequentemente (desde os anos 2000) acoplada a um filtro de partículas.

Fonte : wikipedia.org
Em média, o conversor catalítico garante um funcionamento ideal durante 100 000 km. Além dessa quilometragem, reduz o desempenho do motor devido à sua sujidade.
Problemas comuns de um catalisador
Infelizmente, durante pequenas viagens diárias, o catalisador não atinge sua temperatura de funcionamento (400°). Fica entupido mais rapidamente, por isso, podem ser encontrados vários problemas:
- Catalisador entupido
- Catalisador sujo
- Conversor catalítico entupido
- Conversor catalítico sujo
- Perda de energia
- Motor ofegante
- Motor que para
- Motor que sufoca
- Motor que não desenvolve
- Consumo excessivo de combustível
Podemos remover um conversor catalítico?
A remoção do catalisador ou conversor catalítico é possível graças a um tubo chamado tubo simples. A remoção do catalisador é formalmente proibida por lei.
Além disso, essa eliminação levará à recusa categórica do veículo durante a inspeção técnico devida à poluição.
Manutenção do catalisador: decapagem!
A manutenção convencional de um catalisador é uma operação cara. Felizmente, existe uma alternativa que permite a manutenção económica do seu catalisador: a decapagem por hidrogénio.
Graças ao seu processo inovador, usando o poder solvente do hidrogénio após a combustão, a máquina de decapagem Hy-Carbon reduz a sujidade no conversor catalítico, permitindo assim atingir a temperatura de 400° e a catálise. O seu veículo volta ao seu desempenho original; os problemas do motor, asfixia, perda de potência devido a um conversor catalítico sujo ou obstruído desapareceram!
Uma decapagem, além de cada manutenção, garante um motor saudável e evita todos esses inconvenientes.