A válvula EGR é a falha mais comum num diesel. Nesta página, descreveremos o seu princípio de funcionamento, os problemas encontrados e as melhores soluções para limpar a válvula EGR.
O que é a válvula EGR?
A válvula EGR tornou-se obrigatória em motores diesel recentes pelas normas de emissão europeias e é utilizada para reduzir as emissões de gases tóxicos para a atmosfera. Com o tempo, a válvula EGR pode causar problemas de funcionamento no seu veículo a diesel. Como funciona uma válvula EGR? É necessário conservá-la? Podemos excluí-lo? Descubra as nossas respostas às suas perguntas sobre carros a diesel.
A válvula “EGR”, EGR que significa recirculação de gases de escape, também chamada de válvula de escape, foi inventada nos Estados Unidos nos anos 70 e testada pela General Motors. Entre 5% e 35% dos gases de escape são reutilizados de acordo com o tipo de motor. A válvula EGR funciona quando o motor está com baixa carga e a uma velocidade de 2500 rpm. Como resultado, garante a redução das emissões de NOx pelo motor, tornando-o menos poluente.
Esta redução das emissões de Nox é possível graças à redução da temperatura de combustão máxima misturando os gases admitidos pelo motor com os gases de escape, que consistem principalmente em gases inertes. O controlador do motor gere a válvula EGR por meio de uma válvula elétrica ou válvula solenoide de acordo com vários parâmetros (temperatura da água, temperatura do ar, informações de carga do motor, inatividade …).
Qual é o princípio de funcionamento de uma válvula EGR?
Quando um motor diesel está funciona a uma baixa velocidade ou em marcha lenta, parte dos gases de escape não é queimado. O motor liberta para a atmosfera o excesso de óxido de nitrogénio e partículas finas, o que viola os padrões europeus de combate à poluição.
Para reduzir essas emissões, os fabricantes instalaram uma parte da válvula que redireciona esses gases de escape para a injeção, para queimá-los pela segunda vez, sendo este é o princípio de funcionamento de uma válvula EGR.
Embora engenhoso, este sistema tem a desvantagem de incrustar o sistema de injeção ao longo do tempo. A própria válvula EGR pode acabar completamente entupida de fuligem. Se a válvula de uma válvula entupida permanecer na posição fechada, o seu veículo estará a funcionar normalmente, mas irá poluir mais. Por outro lado, uma válvula permanentemente aberta pode causar sérios danos ao seu sistema de admissão. Portanto, é importante manter a válvula EGR de veículos a diesel com o funcionamento adequado. Em caso de problemas recorrentes, também pode, em alguns casos, considerar a sua remoção com a ajuda da sua garagem.
Quais são os problemas comuns de uma válvula EGR?
Infelizmente, esse processo cria um excedente de hidrocarbonetos na forma de fuligem, que entopem o sistema EGR, chegando, por vezes, ao ponto de entupi-lo completamente, assim como o resto do motor. O motor não funciona como deveria devido aos gases não queimados que são reinjetados. A válvula EGR começa a funcionar mal quando se torna incrustada, a calamina de escape (fuligem) é depositada dentro da válvula, o que impede a mobilidade do solenoide ou da válvula ou mesmo um bloqueio total. O sistema então funciona mal e o computador do motor geralmente muda para um modo degradado causando uma clara perda de energia.
Os problemas mais comuns da válvula EGR são:
- Perda de energia
- Luz do motor
- Válvula EGR incrustada
- Válvula EGR obstruída
- Recusa de controlo técnico
- O veículo funcionar de maneira irregular
- Fumo negro
Válvulas EGR e veículos a gasolina
Alguns veículos a gasolina, incluindo alguns Peugeot 206 1.4l TU3, 307 2l 16V, Alfa 147, Opel Corsa, também estão equipados com uma válvula EGR a gasolina, que permite, além do catalisador contribuir para a redução de NOx.
Mais frequentemente é usado no motor a gasolina por razões simples de desempenho, a válvula EGR a gasolina permite, com uma menor temperatura de combustão mais baixa, para melhorar o desempenho do motor a gasolina. No entanto, surge o mesmo problema, pois esta válvula também tende a ficar incrustada por causa dos gases não queimados que passam por ela.
A válvula EGR pode ser removida?
Aconselhamos fortemente a não remover ou bloquear a válvula EGR, a remoção da válvula EGR é estritamente proibida por lei e, além disso, um novo controlo antipoluição irá surgir, todos os veículos com a válvula EGR removida serão sistematicamente recusados.
Manter a válvula EGR sem desmontagem
Como limpar a válvula EGR sem desmontagem, sem produtos químicos e de forma eficiente:
Com um serviço muito barato em comparação com a substituição da peça, é aqui que a máquina Hy-Carbon intervém! Graças ao seu processo inovador, utilizando a potência solvente do hidrogénio após a combustão e a pilotagem direta da válvula EGR única e patenteada “EGR Pilot”, o seu veículo recupera o seu desempenho original! Acabou-se os problemas com o fumo negro, falhas na aceleração, perda de energia e consumo excessivo de combustível devido à válvula EGR incrustada ou bloqueada EGR.
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Como funciona o sistema de controlo de válvulas do piloto EGR?
Graças aos conectores EGR disponíveis, a máquina Hy-Carbon conecta-se diretamente à válvula EGR simplesmente substituindo o conector do veículo pelo da máquina.
A máquina controla a válvula EGR durante a decapagem por diferentes fases que são repetidas várias vezes durante toda a operação:
- 5 minutos na posição aberta
- 5 minutos na posição fechada
- 5 minutos na posição intermitente para frente e para trás, com 1 segundo de espaçamento
O profissional treinado por nós também pode ajustar todos os parâmetros operacionais da válvula EGR de acordo com os sintomas do seu veículo a diesel.
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