À poupança de combustível durante a condução é possível chama-se condução ecológica. O princípio incluir adotar uma condução suave que permita diminuir o consumo e a poluição.
A regra de ouro é a antecipação, ou seja, reduzir a aceleração e a frenagem repentinas.
Para se apresentar como um condutor ecológico, deve seguir regras simples:
Em motores a diesel, limitar a velocidade da mudança de marchas para 2 000 rpm máx.
Nos veículos a gasolina, limitar a velocidade da mudança de marchas para 2 500 rpm no máx.- Um veículo mantido a uma velocidade constante precisa de menos energia para mover a sua massa e, portanto, consome menos. Os veículos com um motor potente apenas permitem uma aceleração mais rápida. Portanto, esses comportamentos são proibidos porque, de fato, essas ações causam um consumo significativo do veículo. Prefira uma velocidade constante e mantida, permitindo menos consumo.
- Use a velocidade certa: a uma velocidade mantida de 50 km/h, por exemplo, é comum os condutores usarem a terceira velocidade. É melhor usar a quarta ou quinta velocidade para permitir que o motor desligue e, assim, consuma menos combustível.
- Como mencionado acima, é necessário antecipar, ou seja, reduzir a aceleração e a frenagem repentinas. A antecipação torna possível manter o veículo a uma velocidade estável. Remover o pé do acelerador quando as condições da estrada permitem que o veículo seja travado pelo freio do motor (em declive) permite a condução “livre”.
- Outro ponto-chave é a manutenção do veículo, uma vez que, se a pressão dos pneus, a geometria incorreta ou a troca regular de óleo são fatores que afetam o consumo de um veículo.
- Evitar carregar o seu veículo desnecessariamente, por exemplo, caixas de telhado, transporte de bicicleta que perturbam a aerodinâmica e a massa do veículo.
- Diminuir a sua velocidade em 10 km/h durante viagens longas poupa até 1 litro por 100 km.
- Assim que o motor estiver em marcha lenta durante mais de 30 segundos, é mais rentável desligá-lo.