O filtro de partículas foi inventado nos anos 70 (criação de 3 protótipos) com o objetivo de cumprir as normas da União Europeia, que estabelecem limites para as emissões poluentes que não devem ser excedidas pelos veículos que circulam no ano de entrada em circulação dos veículos.

Estas normas são denominadas normas EURO:
Filtre à particules FAP
Euro 1: 1 de janeiro de 1993
Euro 2: 1 de julho de 1996
Euro 3: 1 de janeiro de 2001
Euro 4: 1 de janeiro de 2006
Euro 5: 1 de janeiro de 2011
Euro 6: 1 de setembro de 2015

No entanto, o grupo PSA que comercializou pela primeira vez no seu 607 2.2L HDI foi lançado nos anos 2000.

Como funciona o filtro de partículas? É necessário conservá-la? O que é uma regeneração? Podemos excluí-lo? Descubra as nossas respostas às suas perguntas.

A principal função do filtro de partículas é reduzir as emissões de partículas finas (fuligem, etc.) compostas por hidrocarbonetos contidos nos gases de escape, que são cancerígenos para o ser humano.

O filtro de partículas está localizado na continuidade da linha de escape, geralmente na saída do motor.

Como funciona o filtro de partículas?

O filtro de partículas funciona em duas etapas, primeiro coletando as partículas e eliminando-as depois.

  1. Primeira etapa

O filtro retém as partículas em suspensão nos gases de escape; uma camada de fuligem é formada nas paredes do filtro; é a longo prazo que essa camada de fuligem afeta o desempenho do motor; segunda utilidade.

  1. Segunda etapa

O filtro força a temperatura dos gases de escape a subir o suficiente para queimar as camadas de fuligem. Para aumentar a temperatura dos gases de escape, um excesso de combustível é injetado no filtro de partículas, que irá inflamar e provocar a combustão da fuligem presa no filtro de partículas.

Em alguns fabricantes, um aditivo é injetado para melhorar esse processo, como o Cerin no PSA, diminuindo a temperatura de combustão da fuligem, o que irá melhorar a evacuação.

Este aditivo é recarregado durante as revisões.

fonctionnement-fapPTSource: Caradisiac.com

Quais são os problemas comuns de um filtro de partículas?

Problèmes courants d'un filtre à particules

Infelizmente, as condições para regenerar um filtro de partículas são raramente atendidas, muitos processadores de veículos equipados com um filtro de partículas fazem apenas pequenas viagens, o filtro de partículas não atinge nessas pequenas viagens diárias a temperatura necessária para regenerar. Fica tão sujo ao ponto de não ser possível a regeneração, o que causa:

  • Perda de energia
  • Luz do motor
  • Funcionamento em modo degradado
  • Sufocamento do motor
  • Motor que para
  • Filtro de partículas obstruído
  • Filtro de partículas tapado

O filtro de partículas pode ser removido?

É possível remover seu filtro de partículas, pode ser substituído por um tubo simples (tubo simples, tubos de downpipes, …). No entanto, não aconselhamos a exclusão do seu filtro de partículas. A remoção do filtro de partículas é formalmente proibida por lei. Além disso, será introduzido um novo controlo antipoluição e todos os veículos com o filtro de partículas abolido serão sistematicamente recusados.

Um problema com um filtro de partículas entupido, saturado com fuligem e calamina? Faça uma consulta num dos nossos centros para limpar o seu filtro de partículas sem desmontagem e com um produto ecológico!

Como limpar e manter o seu filtro de partículas?

A luz de aviso do mecanismo do filtro de partículas entupido, queda de desempenho, funcionamento em modo degradado, o seu filtro de partículas pode estar obstruído; provavelmente podemos salvá-lo e limpá-lo: o de partículas) pode ser bloqueado, podemos provavelmente salvá-lo e limpá-lo:

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