O injetor, uma peça central do motor
Patenteado em 1893 pelo engenheiro Rudolph Diesel, surgiu o primeiro motor de injeção apareceu.
Os sistemas de injeção estão a desenvolver-se gradualmente, primeiro na Alemanha, produzidos pela Mercedes e Bosch em motores de aeronaves. Então, em 1950, Georges Regembeau converteu um carro já existente para essa tecnologia, um Citroën Traction.
O Mercedes 300 SL foi o primeiro carro equipado com injeção de série. Também foram produzidos outros modelos como o Peugeot 404 e 504.
O injetor é uma parte essencial do motor, localizado na entrada do cilindro no caso de uma injeção direta ou no coletor de admissão no caso de uma injeção indireta. Esta peça tem a função de pulverizar o spray atomizado de combustível no final do ciclo de compressão.
Princípio de funcionamento de um injetor
O injetor é uma bomba de combustível responsável pelo envio de combustível sob pressão para um trilho comum onde os injetores são fixos. Este último, controlado por um excêntrico para os primeiros sistemas, envia o combustível como um spray para a câmara de combustão. Foi em 1967 que surgiu a injeção eletrónica, a pulverização do combustível é gerida eletronicamente.
![]() Injeção por cames |
![]() Injeção eletrônica |
Mais preciso em termos de quantidade de combustível injetado, bem como dos tempos de injeção, esse sistema permite reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes, aumentando a eficiência e o rendimento dos motores.
Sujidade do injetor, um problema comum
O injetor pode entupir devido aos depósitos, à baixa qualidade do combustível e aos resíduos de combustão, que reduz significativamente a quantidade de combustível injetado, afetando a relação ar/combustível e o desempenho do motor. Os problemas mais comuns são:
- Ralenti instável
- Falhas na aceleração
- Falta de potência
- Motor ofegante
- Problemas de arranque
Exemplos de fabricantes de injetores
Decapagem: manutenção para evitar a sujidade do injetor
A substituição de injetores é um serviço muito caro, especialmente para motores com mais de quatro cilindros. Antes de iniciar esta operação, considere a decapagem a hidrogénio para cuidar o seu injetor.
De facto, permite limpar o nariz do injetor, que é a parte mais exposta aos depósitos, bem como aos resíduos de combustão. Você irá recuperar o desempenho do seu mecanismo de origem.