Inventado em 1905 pelo engenheiro suíço, Alfred Büchi, o turbocompressor, mais conhecido como turbo, aumenta o desempenho de um motor graças à compressão de um maior volume de ar que entra no motor.

Instalado em motores a gasolina ou diesel, joga com a potência volumétrica.

Como funciona um turbocompressor? Qual é o seu papel? Descubra as nossas respostas às suas perguntas.

Como funciona o turbocompressor?

turbocompresseur

Nós distinguimos dois tipos de turbocompressores: o turbocompressor básico e o turbocompressor de geometria variável.

Princípio de funcionamento do turbocompressor básico

Parte da energia dos gases de escape é recuperada para acionar a turbina nº 1, que é conectada por um eixo central, geralmente instalado num mancal ou rolamento hidráulico, para a turbina nº 2, que é responsável pela compressão do ar que entra na admissão, permitindo uma maior entrada de ar.

Esse ar pressurizado é regulado por uma válvula de escape chamada Wastegate ou válvula de descarga.

Sendo o ar é aquecido durante a compressão, ele é resfriado por um permutador, também chamado de intercooler.

wastegatePT

 

Princípio de funcionamento do turbocompressor de geometria variável.

Durante algum tempo, surge o turbocompressor de geometria variável.

De facto, com sua geometria variável, permite trazer desempenho para o motor em todas as faixas de velocidade, onde o turbo clássico deixa um tempo de resposta chamado “Lag”, que é reduzido graças à geometria variável.

Em velocidades mais baixas, as guias ajustáveis são fechadas e pequenas quantidades de gases de escape são aceleradas nas pás da turbina.

Em velocidades mais altas, as guias ajustáveis estão abertas, permitindo que os gases de escape fluam diretamente para a turbina.

 

 

 

Sujidade do turbocompressor: um problema frequente

O turbocompressor é colocado no coletor de escape e está em contacto direto com os gases de escape e com a fuligem que os compõe. Como resultado, o turbo vai piorar gradualmente, tanto ao nível do Wastegate, da geometria variável e também do nível das turbinas causando uma redução no desempenho do motor.

Também pode haver outros problemas:

  • Solavancos do motor
  • Perda de energia
  • Orifícios de aceleração
  • Wastegate gripado ou sujo
  • Geometria variável gripada ou suja
  • O motor fica ofegante
  • Luz do motor turbo gripada
  • Funcionamento em modo gripado
  • Impossibilidade de exceder 3000 rpm

turbo-4A fuligem nos gases de escape é, na maioria das vezes, a causa da origem do Wastegate e das geometrias variáveis gripadas ou incrustadas pela calamina. Esta parte é impossível de limpar à mão, por isso, é necessário modificá-la ou decapagem com a nossa solução de Hy-calamina por injeção de hidrogénio.

 

 

Exemplos de fabricantes de turbocompressores

fabricants-turbocompresseurs

Evitar a sujidade do turbocompressor: a decapagem de é uma solução barata

A substituição do turbo é uma operação longa e, portanto, muito cara, optar pela decapagem com um serviço a custos mais baixos em comparação com a substituição do turbo.  Graças ao seu processo inovador, a máquina Hy-Calamina permite usar a força do solvente do hidrogénio após a combustão para eliminar a sujidade do turbo, do Wastegate, mas também da geometria variável do seu turbo. O seu veículo recupera o seu desempenho de fábrica!

Uma decapagem, além de cada manutenção, garante um motor saudável e evita os inconvenientes devido à sujidade do turbocompressor.

Encontre um profissional equipado com a estação de decapagem Hy-Carbon mais próximo da sua área.